Por dentro das nuvens


Segurança da informação

Quando as informações eram armazenadas apenas em papel, a segurança das mesmas dependiam de salas e cofres. Com a adoção de computadores, a estrutura de segurança se tornou mais complexa. Controles físicos e lógicos além de pessoal especializado se tornou exigência mínima, ocasionando um aumento significativo nos custos. Em ambos os casos, para garantir a integridade das informações, é necessário limitar o número de pessoas com acesso aos dados. Com relação a segurança, surge um outro problema, para quem liberar o acesso às informações?

O backup, que é a cópia de segurança periódica dos dados, e a impressão de relatórios para tomada de decisões são apontados como principais fontes de vazamento de informações dentro das empresas. Hoje, vivemos em um mundo que incentiva e facilita o compartilhamento, seja por e-mail, redes sociais, celulares e até mesmo pendrive, o que amplia o risco dessas informações chegarem a pessoas não autorizadas. Afinal, ninguém mais guarda dinheiro embaixo do colchão.

Atualmente, as empresas contam com novas soluções para gerenciamento de suas informações que são comercializadas como serviço, chamadas de SAAS ( Software as a Service). Este modelo permite elevar o nível de qualidade da segurança da informação restringindo o acesso a servidores físicos e backups, além de reduzir drasticamente os custos operacionais,



porque elimina a necessidade da compra e manutenção de equipamentos custosos dentro das empresas.

As informações são armazenadas nas nuvens de forma individual e criptografada, permitindo o acesso somente por pessoas previamente credenciadas para execução de suas funções. O acesso as informações atualizadas on-line permitem a diminuição e até mesmo a eliminação de relatórios impressos.

As informações desatualizadas ou não disponíveis, acessadas por pessoas não autorizadas ou por concorrentes podem gerar perdas incalculáveis para o seu negocio. No mercado altamente competitivo, a adoção de novas medidas que garantam a segurança da informação se tornam prioridade para a longevidade de uma empresa.

Matéria publicada originalmente na Revista do Factoring da ABFAC (Associação Brasileira de Factoring) em 16/07/2014.

Veja também:

Introdução ao software como serviço (SaaS)

NAME

Um conceito muito associado à nuvem é a oferta de software como serviço, SaaS, do inglês Software as a Service. A computação nas nuvens (cloud computing), permitiu a oferta como serviço das mais diversas aplicações e produtos.
Continue

O que é computação nas nuvens




NAME

Nos últimos anos muito tem se falado em computação nas nuvens (cloud computing), mas afinal, o que é isso? Até pouco tempo atrás, para escrever uma simples carta no computador, você precisava ter um programa editor de textos instalado no mesmo. Verifique

E ainda:
- Verifique as máterias mais recentes Aqui

www.facili.com.br/?page_id=336

www.facili.com.br
Facili Soluções em Tecnologia da Informação
www.facili.com.br
(11) 3373-7484

Empresa associada à
Associação Brasileira de Factoring