Por dentro das nuvens


O que é computação nas nuvens

Nos últimos anos muito tem se falado em computação nas nuvens (cloud computing), mas afinal, o que é isso? Até pouco tempo atrás, para escrever uma simples carta no computador, você precisava ter um programa editor de textos instalado no mesmo. Atualmente, para realizar essa mesma tarefa você não precisa instalar nada nesse computador. E por que? Porque tudo pode ser feito através da Internet, utilizando programas que rodam nas nuvens.

O conceito de nuvem pode parecer abstrato, contudo é mais fácil de entender do que parece. Ao acessar sua conta de e-mail em serviços gratuitos como Gmail e Yahoo!, ou postar uma foto em sua página no Facebook, ou ainda, assistir um vídeo no Youtube, você já está usando um serviço nas nuvens. E justamente por esses serviços estarem rodando nas nuvens, é que você pode acessar seus dados, com algum aparelho conectado à Internet, independentemente do local no mundo em que você se encontre. E esses serviços podem estar instalados em servidores em qualquer lugar do planeta, não importando a localização física para eles rodarem. Basicamente, isso é a nuvem.

Analogicamente podemos estabelecer um comparativo entre as nuvens e o sistema bancário. O seu dinheiro está depositado na agência em que você tem a sua conta? Em uma agência central? Onde está o seu dinheiro? Os bancos fornecem uma estrutura segura e confiável, com todas as medidas necessárias para garantir a tranquilidade, que seu dinheiro estará disponível no momento em que você desejar.



Agora, o seu dinheiro está mais seguro no banco ou em seu bolso?

Será que os dados da sua empresa estão mais seguros no seu servidor do que estariam nas nuvens? Manter um servidor na empresa, que na maioria das vezes estará ocioso, é um trabalho árduo e caro. São necessárias instalações, manutenções, medidas de segurança e pessoas qualificadas para manter essa estrutura. E ainda assim, você corre o risco de perder algum documento importante. A computação nas nuvens possibilitou às empresas contratarem um serviço especializado, com infraestruturas muito mais robustas e seguras, para realizar essas tarefas e com a vantagem de pagar somente por aquilo que utilizar, gerando uma economia considerável de recursos.

Matéria publicada originalmente na Revista do Factoring da ABFAC (Associação Brasileira de Factoring) em 25/06/2014.

Veja também:
- Verifique as máterias mais recentes Aqui

www.facili.com.br/?page_id=336

www.facili.com.br
Facili Soluções em Tecnologia da Informação
www.facili.com.br
(11) 3373-7484

Empresa associada à
Associação Brasileira de Factoring