Por dentro das nuvens


Introdução ao software como serviço (SaaS)

Um conceito muito associado à nuvem é a oferta de software como serviço, SaaS, do inglês Software as a Service. As novas possibilidades tecnológicas, surgidas à partir da computação nas nuvens (cloud computing), permitiram às empresas de tecnologia da informação adotarem um novo modelo de negócios: oferecer seus produtos como serviço, através do pagamento de uma assinatura periódica. Assim, como sua empresa contrata os produtos das companhias telefônicas, os serviços das concessionárias de energia elétrica, água etc. Agora, ela pode também, contratar os programas que utiliza. Esses programas vão desde os pacotes para o dia a dia do escritório, como editores de textos e planilhas eletrônicas, até as ferramentas especificas para gerenciar o seu tipo de negócio.

No mercado há inúmeros programas prontos para auxiliar sua empresa no controle de suas diversas particularidades. São sistemas para contas a pagar, contas a receber, folha de pagamento, controle de estoques e contabilidade entre outros, e de acordo com a sua necessidade você compra esses produtos. Essa aquisição, demanda além do pagamento de licenças de uso e instalações, altíssimos investimentos em equipamentos, servidores, redes internas e treinamentos pessoais. Gerando, muitas vezes, custos até incompatíveis com o tamanho da empresa.

Assim, a opção por contratar um software como serviço, permite às companhias suprir as suas urgências em relação aos seus sistemas de informação,



investindo muito pouco ou muitas vezes, sem gastar nada.

Se hoje, sua empresa já acessa a Internet, para realizar serviços bancários, por exemplo, ela já está apta a contratar um SaaS, sem investir um centavo em estrutura. Assim, neste conceito de negócio, pagará somente um pequeno valor pela utilização do produto aos fornecedores dos serviços, de acordo com o seu uso.

Principalmente para empresas que estão iniciando suas atividades, o software como serviço é uma excelente alternativa, porque permite às jovens empresas manter o foco em seu negócio, em seus primeiros passos no mercado, enquanto a infraestrutura e os programas necessários para gerenciar o empreendimento são geridos pelos fornecedores dos sistemas de informação.

Matéria publicada originalmente na Revista do Factoring da ABFAC (Associação Brasileira de Factoring) em 03/07/2014.

Veja também:

O que é computação nas nuvens




NAME

Nos últimos anos muito tem se falado em computação nas nuvens (cloud computing), mas afinal, o que é isso? Até pouco tempo atrás, para escrever uma simples carta no computador, você precisava ter um programa editor de textos instalado no mesmo. Verifique

























E ainda:
- Verifique as máterias mais recentes Aqui

www.facili.com.br/?page_id=336

www.facili.com.br
Facili Soluções em Tecnologia da Informação
www.facili.com.br
(11) 3373-7484

Empresa associada à
Associação Brasileira de Factoring